Páginas


Sejam bem vindos ao blog da Tia Martha!
 Aí vai um pouquinho da história dos bolos pra vocês...

A evolução da confeitaria pode ser perfeitamente ilustrada pelos bolos de casamento. O bolo teve origem no Egito Antigo e era basicamente uma receita de pão adocicado com xarope de frutas. Alguns anos depois, gregos e romanos o aperfeiçoaram com a fermentação.

1956, almoço de casamento do príncipe Rainier de Mõnaco e Grace Kelly

A tradição do bolo de casamento começou na Roma Antiga. O costume de preparar essa deliciosa receita só era possível para as famílias mais ricas pois as frutas secas, nozes e mel utilizados eram muito caros.
Infelizmente ninguém comia o doce. Ele era amassado e jogado por cima da cabeça da noiva para desejar prosperidade, sorte e fertilidade, assim como o arroz é utilizado nos dias de hoje.

Na Inglaterra medieval, os bolos decorados apareceram pela primeira vez na corte de Elizabeth I. Pequenos bolinhos decorados e cobertos de marzipã eram reunidos em forma de pirâmide e os noivos que conseguissem se beijar em cima da pilha seriam abençoados com muitos filhos.

Depois disso, a Itália foi precursora na arte dos bolos decorados. Catarina de Médici levou seus confeiteiros como dote no seu casamento com o rei Henrique II na França. Foi quando surgiu o primeiro bolo a ser confeccionado em andares. Depois disso a técnica foi difundida por todo o país.

Jackeline e John Kennedy

Já o Glacê real para revestir o bolo se desenvolveu na Inglaterra. Eis uma explicação para o costume dos noivos cortarem juntos o primeiro pedaço. O noivo precisava “ajudar” a noiva a rachar a rígida cobertura de açúcar.

Últimos retoques no bolo Real do casamento entre o príncipe William e Catherine Middleton

No começo do século XX o bolo de casamento se popularizou e surgiu a tradição dos bolos de três andares para representar as três alianças: noivado, casamento e eternidade. Com isso, o costume se adaptou às diferentes culturas e preferências de cada país e surgiram inúmeras possibilidades para se criar receitas e formatos exclusivos.
Créditos: http://luxodefesta.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário